No último sábado, 01 de setembro, a Clínica Acallanto iniciou o processo de preparo quelevará a instituição à acreditação da JOINT, principal agência de acreditação da saúde nos EUA que tem a finalidade de melhorar a qualidade da assistência à saúde.
Cristiane Pavanello, professora e doutora em Ciências da Saúde pela EEUSP, foi a responsável pelo primeiro encontro rumo à acreditação. Para ilustrar e instigar o público a não aceitar a zona de conforto e ter ânsia por mudar, Cris Pavanello apresentou o vídeo “7 sapatos por Mia Couto”: http://www.youtube.com/watch?v=kLX_uqa0wJM
Iniciando o caminho que levará à acreditação, foi apresentado à equipe o tripé da qualidade no setor: ausência de deficiências técnicas, presença de detalhes que surpreendam o paciente (trabalhar o diferencial) e consistência da qualidade do serviço.
A palestrante apontou dados sobre a acreditação no Brasil:
Sete mil instituições de saúde no Brasil registradas. Em torno de 200 acreditações, apenas.
E muito falou sobre a saúde globalizada: “Os resultados da economia mundial, a internet e a facilidade na troca de informações permitiram com que a saúde se tornasse global”, pontuou Cristiane. Mais um ponto importante para a instituições de saúde pensarem na acreditação Joint e garantirem a qualidade da atenção prestada.
Por se tratar de um conhecimento global, Pavanello listou as seis metas internacionais de segurança e alertou os profissionais da Clínica Acallanto sobre a obrigatoriedade de cumprimento de todos os itens:
Meta 1 – Identificar os pacientes corretamente
Meta 2 – Melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais da assistência
Meta 3 – Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância (high-alert medications )