O poder do acalanto

Você sabe o que são Cuidados Paliativos?

Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual. O alívio do sofrimento é a principal função de quem trabalha com cuidados paliativos. Pacientes em estado terminal – ou aqueles que convivem com doenças crônicas e necessitam de zelo para aliviar a dor e o sofrimento – formam o grupo que se beneficiam com a medicina paliativista. Os cuidados paliativos trabalham com medidas terapêuticas que visam diminuir a repercussão negativa da doença sobre o bem estar do paciente e da família, independente da enfermidade e do seu estágio de evolução. O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.                                                                                                                        

A Clínica Acallanto 

Importância à vida. Este é o mote da Acallanto, clínica de cuidados paliativos. Com expertise em pacientes com doenças crônicas e uma equipe focada em atender crianças e adolescentes, o objetivo principal da Acallanto é melhorar o curso da doença através da prática do cuidado paliativo. Por esta razão, a Clínica tem o foco de seu trabalho na visão holística, observando e acompanhando os diversos aspectos que envolvem o paciente e sua família.

Com a filosofia de que ”sempre há o que fazer”, é parte integrante da missão da Acallanto prevenir e aliviar o sofrimento, independente da doença e do seu estágio de evolução. E não só do paciente, mas de seus parentes e amigos também. Por representarem o núcleo social do paciente, merecem os devidos cuidados e atenção.

Um atendimento, amparo e acalanto que sustentam o propósito da vida e a importância da humanização nas relações interpessoais.

O nosso acalanto

Algumas definições que acalantam a vida da gente… Pois o toque, as palavras e todo e qualquer gesto comunicam, amam, retribuem, se expressam.

Amor: Do verbo intransitivo – amar. Algo que não se explica, mas se é.

Acalanto: Colo, proteção, seguridade e conforto.

Abraço: Troca de energias e calor. Momento de entrega. De entregar-se ao próximo.

Olhar nos olhos: Fidelidade, esperança e sinergia. Tudo junto e misturado!

Tocar: O que promove contato, experiência, sensações, ritmo, batimento cardíaco.

Sorriso: Comunicação que não emite som, mas se sente.

Palavras educadas: Conquistas, revelação, encontro.

Carinho: Apreço e bem querer

Respeito: Sagrado, ético, poético, amável.

  

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *